Como acender açúcar com um martelo
Em outra pergunta da aluna Jhenifer Lemos (a primeira foi sobre cravos e eu já respondi aqui) ela me questionou se era possível fazer o açúcar brilhar no escuro. Como nunca tinha ouvido falar, pesquisei e achei um vídeo do Manual do Mundo, site que gosto muito. A resposta: sim, é possível fazer o açúcar brilhar no escuro graças à uma propriedade de certos materiais chamada triboluminescência.
No site Wikipédia, podemos encontrar como definição de triboluminescência como sendo a propriedade que certos materiais têm de emitirem luz quando mecanicamente solicitados. Sob pressão ou extensão súbitas, tais materiais reagem emitindo luz.
Há vários materiais que exibem tal propriedade, sendo o mais comum deles o açúcar. Outros materiais que exibem triboluminescência são o ácido tartárico, sulfato de lítio mono-hidratado, e o ácido cítrico mono-hidratado.
Um diamante pode começar a brilhar ao ser friccionado. Isso às vezes acontece com diamantes, enquanto uma faceta está sendo comprimida contra o solo ou o diamante está sendo serrado durante o processo de corte. Os diamantes podem ter fluorescência azul ou vermelha. Alguns outros minerais, tais como quartzo, são triboluminescentes, emitindo luz quando friccionados.
Deixo o vídeo do Manual do Mundo abaixo:
Comente:
Powered by Facebook Comments