Home Uncategorized Vírus, o que são?
Uncategorized

Vírus, o que são?

Microscopia Eletrônica de Varredura de um poliomavirus – Fonte: Wikipedia

A pandemia da doença COVID-19 que assola o mundo é causada por um vírus. Mas afinal, o que são vírus?

Vírus, numa defínição clássica, não são considerados seres vivos. Isto porque eles são acelulares – ou seja, não possuem células – e por este motivo não apresentam metabolismo. São constituídos de cápsulas ou envelopes lipoproteicos que envolvem seu material genético, que pode ser formado de RNA ou DNA. Existe atualmente uma discussão se o fato deles possuírem material genético seria suficiente para considerá-lo ser vivo, mas esta é uma discussão que deixo para um post futuro.

Em relação a tamanho, são seres microscópicos bem menores que as bactérias. Tão pequenos que sequer podem ser vistos usando micróscopios de luz (aqueles comuns), apenas em microscópios eletrônicos é possível visualizá-los. Existem em diferentes formatos e infectam diferentes seres vivos, pois é a unica forma que eles conseguem se reproduzir.

Escrevi acima que, numa definição clássica vírus não são considerados seres vivos. Mas então, o que são? Eles são parasitas obrigatórios. Como são seres acelulares, não possuem as estruturas necessárias para fazer cópias de si mesmo de forma independente. A única maneira de produzir cópias é invadindo uma célula e usando as estruturas celulares de cópia de material genético e síntese de macromoléculas em seu próprio benefício, criando assim as cópias de si mesmo que são transmitidas para outros seres vivos de diferentes formas (sexual, sangue, mosquito e saliva, por exemplo).

Como não possuem metabolismo, não existe antibiótico contra nenhum deles. No máximo existem medicamentos que atrapalham a sua replicação e combatem os sintomas da doença. A forma mais eficaz de proteção contra doenças causadas por vírus são as vacinas e cuidados com hábitos e higiene que dificultem a sua transmissão.

Author

Kristian Wessman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *