«

»

nov 05 2012

[Info] – Como usar a ferramenta OCR

OCR é a sigla, em inglês, para Optical Character Recognition (ou Reconhecimento Ótico de Caracteres). Esta ferramenta pode ser muito útil para professores e alunos na elaboração de textos que não se encontram digitados. Basta ter um scanner para utilizar a ferramenta, que é capaz de reconhecer caracteres em uma imagem e convertê-las para texto. Existem diversos programas que realizam esta função, mas vou recomendar um serviço que é on-line: o Free OCR. Utilizando este site basta você enviar o arquivo que deseja realizar o reconhecimento de caracteres (uma matéria de revista, jornal, ou mesmo aquele exercício do livro que gostaria de aplicar) que o site retorna, em formato texto (txt), todos os caracteres que forem reconhecidos, prontos para serem devidamente trabalhados no editor de textos, poupando o tempo que seria gasto para a digitação do material desejado. O melhor de tudo é que ele é muito simples de ser usado, conforme pode ser visto no passo-a-passo abaixo:

1) Acesse o site
2) No campo INPUT, selecione através do botão BROWSE o arquivo que deseja trabalhar (os formatos válidos são PDF, GIF, BMP e JPEG)
3) No campo LANG, selecione PORTUGUESE
4) Clique em PROGRESS
5) Aguarde o carregamento e conversão do arquivo. Em instantes o site retorna um arquivo em formato TXT.
6) Clique no arquivo TXT.
7) Está finalizado o processo. Agora é só editar o texto que teria que ter sido digitado. Atenção que erros de caracteres são comuns, no entanto nada que prejudique o objetivo do processo.

Espero que esta dica venha a ajudar.

Abraços

 

Comente:

comments

Powered by Facebook Comments

Sobre o autor

Kristian Wessman