Home Ecologia Dia de Sobrecarga da Terra
Ecologia

Dia de Sobrecarga da Terra

Calma, o Dia de Sobrecarga da Terra de 2020 ainda não chegou. Se você ainda não sabe o que esse dia representa, já escrevi sobre o assunto anteriormente aqui no blog.

E por que escrevo sobre o Dia de Sobrecarga da Terra em plena epidemia de COVID-19? É porque este ano a dinâmica de esgotamento de recursos foi brutalmente alterada e com certeza a dinâmica que tem sido observada de esgotamento cada vez mais rápido dos recursos – em 2019 o Dia de Sobrecarga da Terra aconteceu em 29/07 – será interrompida como consequência direta da redução do consumo. Veremos os recursos do planeta durando mais do que em 2019.

Aproveitando a carona do termo “achatar a curva” que vem sendo usado para explicar a importância de reduzir a circulação de pessoas nas cidades para evitar o espalhamento rápido do vírus SARS-CoV-2, o grupo Motirõ Ecologia elaborou um gráfico de achatamento da curva para uma economia baseada em recursos dentro da capacidade de suporte da Terra.

A curva que representa o capitalismo faz alusão, na verdade, ao modelo de economia baseado no consumo de novos produtos, muitas vezes desnecessários. Cada produto consome recursos do planeta e estes recursos não são infinitos. E então, vamos achatar essa curva também?

Author

Kristian Wessman