«

»

jun 13 2013

[É Notícia] Tarifa zero é possível: conheça cidades que têm transporte público gratuito

Quem tem assistido TV atualmente ou acompanhado as manchetes de jornais não tem escapado de acompanhar a onda de protestos contra o aumento das passagens de ônibus. Como não é a minha proposta discutir política neste espaço, não vou entrar no mérito da questão sobre a legitimidade do movimento, mas vou aproveitar o assunto para levantar outra questão: as vantagens do incentivo ao transporte público.

Pois bem, que o Brasil adotou o modelo rodoviário de transporte não se discute. Cada vez mais carros são fabricados e licenciados anualmente para circular nas ruas. A falta de qualidade do transporte público faz com que as pessoas optem por ir e voltar do trabalho ou lazer utilizando seus carros, o que provoca grandes congestionamentos e grande gasto de tempo. Talvez já tenha chegado a hora de se perceber que oferecer um transporte de qualidade e baixo custo reverteria em inúmeras vantagens para as cidades, como ilustra a figura abaixo:

not_transporte

A utilização de meios de transporte alternativos aos automóveis trariam como consequência uma menor necessidade de construção e/ou ampliação de vias, diminuição dos gastos com doenças relacionadas à poluição, diminuição dos índices de acidentes automotivos, entre outras vantagens.

Percebendo isso, algumas cidades pelo mundo já tem implementado sistemas de transporte de baixo custo ou mesmo gratuitos, tema da matéria da Revista Galileu que pode ser acessada neste link.

Comente:

comments

Powered by Facebook Comments

Sobre o autor

Kristian Wessman