«

»

Oct 23 2012

[Ensino] – Palavras-cruzadas

Esta postagem é direcionada aos colegas professores que querem utilizar novas ferramentas em sala de aula. Uma destas ferramentas é a utilização de exercícios sob formas de palavras-cruzadas. Dentre algumas vantagens podemos citar:

- Desenvolve a ortografia.
- Desenvolve o raciocínio lógico.
- Os exercícios apresentados desta forma se tornam menos enfadonhos para os alunos.

Sendo assim, vamos ao mini-tutorial de como criar as palavras cruzadas:

1) Clique em http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/CrissCrossSetupForm.asp
2) Infelizmente a página está toda em inglês, mas mesmo para quem não domina o idioma ela é bastante intuitiva. Para ilustrar eu compartilharei cada etapa para gerar uma sobre os sistemas do corpo humano:
- Step 1 (Passo 1) – Neste campo deve ser digitado o título da sua palavra-cruzada. Eu a chamarei de Sistemas do Corpo Humano.
- Step 2 (Passo 2) – Neste campo devem ser escolhidas as dimensões da sua palavra-cruzada. Não alterarei o padrão, que é de 50×50.
- Step 3 (Passo 3) – Neste campo devem ser escolhidas as dimensões de cada quadro. Também vou manter o padrão inalterado.
- Step 4 (Passo 4) – Neste campo devem ser digitadas as respostas e questões da sua palavra-cruzada, sempre separadas por espaço. Cada sequência de respostas e questões devem ser escritas em linhas diferentes. Reproduzo abaixo a sequência de respostas e perguntas utilizadas:

reprodutor Sistema responsável por produzir as células germinativas e por permitir a fecundação e desenvolvimento de um novo ser.
digestorio Sistema responsável por triturar e digerir os alimentos, absorver seus nutrientes e eliminar as eventuais sobras.
respiratorio Sistema responsável por efetuar as trocas gasosas entre o corpo e o ambiente, absorvendo gás oxigênio e eliminando gás carbônico.
circulatorio Sistema responsável por efetuar a circulação de sangue pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todas as células ao mesmo tempo que recolhe gás carbônico e excretas para serem eliminados.
linfático Sistema que auxilia na circulação de gases e nutrientes e participa do processo de defesa do organismo.
excretor Sistema responsável pela eliminação de toxinas e manutenção dos níveis ideais de diversas substâncias do organismo.
nervoso Sistema responsável por captar, enviar, interpretar e responder aos estímulos externos, bem como controlar as funções vitais do organismo.
locomotor Sistema responsável pela locomoção e sustentação do organismo através da atuação conjunta de ossos e músculos.
endocrino Sistema responsável pela produção de hormônios que controlam as diversas funções metabólicas do organismo.
tegumentar Sistema responsável pelo revestimento e proteção física do organismo.

3) Agora que todos os campos foram preenchidos, basta clicar em “Create my puzzle” que uma nova janela ou aba se abrirá com a sua palavras-cruzadas. Esta do exemplo ficou assim:

Across (horizontais)
5. Sistema responsável por produzir as células germinativas e por permitir a fecundação e desenvolvimento de um novo ser.
7. Sistema responsável pela locomoção e sustentação do organismo através da atuação conjunta de ossos e músculos.
10. Sistema responsável por efetuar as trocas gasosas entre o corpo e o ambiente, absorvendo gás oxigênio e eliminando gás carbônico.

Down (verticais)
1. Sistema responsável pela produção de hormônios que controlam as diversas funções metabólicas do organismo.
2. Sistema responsável pela eliminação de toxinas e manutenção dos níveis ideais de diversas substâncias do organismo.
3. Sistema que auxilia na circulação de gases e nutrientes e participa do processo de defesa do organismo.
4. Sistema responsável pelo revestimento e proteção física do organismo.
6. Sistema responsável por captar, enviar, interpretar e responder aos estímulos externos, bem como controlar as funções vitais do organismo.
8. Sistema responsável por triturar e digerir os alimentos, absorver seus nutrientes e eliminar as eventuais sobras.
9. Sistema responsável por efetuar a circulação de sangue pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todas as células ao mesmo tempo que recolhe gás carbônico e excretas para serem eliminados.

Comente:

comments

Powered by Facebook Comments

About the author

Kristian Wessman